Síndrome de Nutcracker: Um Diagnóstico a Evocar
DOI:
https://doi.org/10.25754/pjp.2016.7425Keywords:
Adolescente, Hematúria, Proteinúria, Síndrome do Quebra-Nozes /diagnóstico, Síndrome do Quebra-Nozes / tratamentoAbstract
Na síndrome de nutcracker (síndrome de quebra-nozes) ocorre compressão da veia renal esquerda entre a aorta abdominal e a artéria mesentérica superior. Na maioria dos casos é assintomática, mas pode ocorrer hematúria, proteinúria, dor lombar e/ ou abdominal e varizes periuretéricas ou gonadais.
Apresentam-se três casos clínicos de síndrome de nutcracker, todos em adolescentes. Em dois a forma de apresentação foi proteinúria e no outro hematúria macroscópica no contexto de atividade física. O exame objetivo e a avaliação laboratorial podem não revelar alterações. Todos realizaram Doppler renal, que mostrou sinais compatíveis com síndrome de nutcracker. A angiotomografia confirmou o diagnóstico. Em todos se adotou uma atitude expectante. A síndrome de nutcracker tem expressão clínica variável e inespecífica, mas deve ser considerada no diagnóstico diferencial de hematúria e/ou proteinúria. Muitas crianças têm uma evolução clínica favorável, estando descritos casos de resolução espontânea com o crescimento.