Sobredotados - o que o pediatra deve saber

Authors

  • Sandra Rebimbas Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/EPE
  • Ana Lopes Unidade de Neurodesenvolvimento do Serviço de Pediatria - Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho
  • Susana Pereira Unidade de Neurodesenvolvimento do Serviço de Pediatria - Centro Hospitalar de Vila NOva de Gaia/Espinho

DOI:

https://doi.org/10.25754/pjp.2012.625

Abstract

A criança sobredotada pode ser entendida como aquela que possui um potencial humano de nível superior e frequência constante em uma, ou mais, das áreas operacionais das Inteligências Múltiplas, permitindo prognosticar, se fornecidas adequadas oportunidades de desenvolvimento, um elevado grau de competência específica, quer na solução de problemas, quer na criação de produtos.

A sobredotação não constitui uma perturbação do desenvolvimento, contudo a criança sobredotada possui potenciais riscos associados, como problemas do foro psicológico e fisiológico. Constitui uma área de grande preocupação para os pais e está associada a muitos preconceitos e ideias feitas. Por outro lado, são crianças que tendo as oportunidades de desenvolvimento adequadas podem, no futuro, alcançar feitos extraordinários e constituir um contributo valioso para a sociedade.

As autoras tentam sensibilizar o leitor para este tema pois a sobredotação no nosso país é em grande parte ignorada não se considerando na prática corrente como relevante a prestação de um acompanhamento diferenciado a estas crianças, por terem o privilégio de possuir uma habilidade superior.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2013-06-13

Issue

Section

Review articles

Most read articles by the same author(s)