Ensaios Clínicos de Medicamentos

Authors

  • H. Carmona da Mota

DOI:

https://doi.org/10.25754/pjp.1996.5819

Keywords:

Ensaios clínicos, anti-inflamatórios, nimesulide, diclofenac, imunomoduladores, timomodulina, ribosomas bacterianos

Abstract

Dois grupos de medicamentos muito frequentemente ensaiados nas doenças benignas e recidivantes da infância são os anti-inflamatórios e os imuno-moduladores. Analisam-se os resultados dos trabalhos apresentados pelos produtores, como prova da sua eficácia.

O nimesulide foi comparado com o paracetamol e com o naproxen. O diclofenac foi comparado com um placebo. Muitos trabalhos foram deficientemente delineados pelo que as conclusões são infidedignas.
Foram analisados os trabalhos apresentados pelas empresas produtoras de timomodulina e de ribosomas bacterianos, como prova da sua eficácia imunomoduladora.

Os trabalhos que pretendem avaliar, sem grupo testemunha, a eficácia de medicamentos nestas doenças, arriscam-se a atribuir ao medicamento resultados esperados pela evolução natural.

Alguns ensaios abertos compararam o resultado da timomodulina e dos ribosomas bacterianos com um grupo testemunha sem placebo. Todos referem melhores resultados usando esses medicamentos mas nem sempre o grupo em ensaio era semelhante ao testemunha.

Alguns trabalhos foram mais bem planeados — ensaios em duplo anonimato contra placebo, com grupos aleatoriamente constituidos. Os resultados foram também favoráveis aos produtos ensaiados mas, curiosamente, por vezes à custa dum aumento da incidência de infecções respiratórias (IR) no grupo sob placebo.

Nunca foi realizado um estudo cruzado, ensaiando timomodulina ou ribosomas bacterianos, no grupo testemunha, no ano seguinte.

É possível que o lisado de timo e os ribosomas bacterianos sejam produtos com um papel interessante na profilaxia das infecções respiratórias recidivantes (IRR) em algumas crianças susceptíveis. Os dados até agora editados pelos produtores não permitem uma conclusão sobre a sua eficácia na profilaxia das IRR das crianças.

Downloads

Download data is not yet available.

Issue

Section

Artigos