O Significado que a Criança com Doença Hemato-Oncológica Atribui à Experiência de Procedimentos Dolorosos

Authors

  • Fátima Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.25754/pjp.1999.5484

Keywords:

Dor, procedimentos dolorosos, doença oncológica, criança

Abstract

A dor que acompanha a doença e os procedimentos dolorosos continua a suscitar dúvidas quanto à sua correcta avaliação.

Este artigo baseia-se num trabalho de investigação cuja estratégia metodológica assenta numa pesquisa descritiva analítica tendo como objectivo geral: identificar qual o significado que a criança com doença hemato-oncológica atribui à experiência dos procedimentos dolorosos e como objectivo de carácter mais específico: identificar a relação entre algumas variáveis (idade, experiências anteriores, regime de hospitalização, tipo de procedimento) e o significado que a criança atribui à experiência dos procedimentos dolorosos (punção venosa, punção lombar e punção de cateter central com reservatório).

Dando resposta ao objectivo de âmbito geral, conlui-se que o procedimento para o qual a criança atribui maior conotação negativa foi a punção lombar nomeadamente no que se refere à imobilização, ameaça à integridade física e, posteriormente, à dor (dimensões da variável). Relativamente ao objectivo de carácter específico, confirma-se existir correlação entre o tipo de procedimento e o significado que a criança atribui à experiência dos procedimentos dolorosos.

Verifica-se também haVer diferenças estatisticamente significativas no significado que a criança atribui à experiência dos procedimentos dolorosos em função da idade, experiências anteriores e regime de hospitalização para o procedimento punção venosa, e em função da idade e regime de hospitalização para o procedimento punção lombar. No procedimento punção do cateter central não existiram diferenças estatisticamente significativas em função das variáveis testadas.

Downloads

Download data is not yet available.

Issue

Section

Original articles

Most read articles by the same author(s)