Grande Queimado em Cuidados Intensivos Pediátricos

Authors

  • Maria do Carmo Vale
  • João Estrada
  • Carlos Vasconcelos

DOI:

https://doi.org/10.25754/pjp.2000.5409

Keywords:

Grande Queimado, Cuidados Intensivos Pediátricos (UCIP), Equilíbrio Hidroelectrolítico, Acidentes

Abstract

O grande queimado é um doente de grande labilidade hidroelectrolftita, que justifica internamento numa unidade de cuidados intensivos até à sua estabilização.

Efectuou-se um estudo retrospectivo dos doentes queimados internados na UCIP do HDE, num período de oito anos e meio compreendido entre Abril de 1991 e Setembro de 1999.
Foram internadas 33 crianças, 8 das quais tiveram mais do que um internamento. Os agentes causais foram o fogo em 12 crianças, a corrente eléctrica também em 12 crianças e os líquidos quentes em 9. Os doentes queimados por fogo apresentaram área mais extensa de queimadura (46.9 ± 22.6%), e consequentemente maior duração de internamento (462.1 ± 884.1 horas), maior grau de instabilidade fisiológica (PRISM 11.3 ± 4.9) e maior intervenção terapêutica (TISS 31.2 ± 9.0).

Não se observaram reinternamentos no grupo das queimaduras eléctricos, que globalmente apresentaram menor gravidade nas variáveis estudadas. Dos 8 reinternamentos, 6 ocorreram no grupo dos queimados pelo fogo. Observaram-se 6 óbitos, cinco dos quais no grupo dos reinternamentos. Todos os óbitos foram causados por sépsis e choque séptico.

Downloads

Download data is not yet available.

Issue

Section

Original articles

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>