Tumefacção Mamária e Escorrência Mamilar Hemática Numa Criança em Idade Pré-Pubertária

Authors

  • M. Sameiro Barreirinho
  • Cidade Rodrigues

DOI:

https://doi.org/10.25754/pjp.2000.5370

Keywords:

Tumefacção mamária, escorrência mamilar hemática, criança

Abstract

O aumento de volume da glândula mamária associado a escorrência mamilar hemática é muito raro na infância. Descreve-se o caso clínico de uma criança do sexo feminino, com 4.5 anos de idade, apresentando escorrência mamilar hemática recorrente e tumefacção mamária ipsilateral. Os níveis plasmáticos da hormona foliculo estimulante, hormona luteinizante e prolactina foram normais. A ecografia mamária revelou imagem focal complexa, com 11 mm de diâmetro, predominantemente sonolucente e lobulada.

Os exames citológico e microbiológico da escorrência mamilar não revelaram alterações. Dez meses após a primeira consulta a criança não apresentava qualquer alteração, nem recorrência ao fim de um ano de seguimento clínico regular. Este caso reforça o caracter benigno e a possibilidade de resolução espontânea da drenagem mamilar hemática na infância, bem como do aumento de volume mamário frequentemente associado.

A propósito do caso clínico foi efectuada uma revisão bibliográfica da etiopatogénese clínica e evolução com vista à elaboração de um organigrama para abordagem das lesões mamárias na criança em idade pré-pubertária.

Downloads

Download data is not yet available.

Issue

Section

Case reports

Most read articles by the same author(s)