Síndrome de Down e Obstrução Respiratória

Authors

  • Luisa Macieira
  • Maria Helena Estêvão

DOI:

https://doi.org/10.25754/pjp.2000.5369

Keywords:

Síndrome de Down, síndrome genético, síndrome de apneia obstrutiva do sono, ventilação nasal, obstrução respiratória

Abstract

O síndrome de apneia obstrutiva do sono, caracterizado por obstrução parcial ou completa das vias aéreas superiores com consequente hipoxémia, ocorre com uma frequência acrescida nas crianças com síndrome de Down. A conformação facial, a hipotonia e outras características deste síndrome propiciam a ocorrência do quadro obstrutivo, que pode passar despercebido pelo facto de algumas das suas manifestações se poderem confundir com as próprias do síndrome de Down. Uma das abordagens terapêuticas possíveis é o apoio ventilatório com recurso à ventilação com pressão positiva através de máscara nasal.

Apresenta-se o caso de um lactente com S. Down de um mês e meio de idade, cuja dificuldade respiratória e má progressão ponderal melhoraram significativamente com a utilização de ventilação por pressão positiva durante 10 meses.

O diagnóstico e tratamento precoce do quadro de obstrução respiratória na criança com Síndrome de Down é determinante para a melhoria do prognóstico do síndrome, nos aspectos respiratório, cardiovascular, de crescimento estatoponderal e desenvolvimento psicomotor.

Downloads

Download data is not yet available.

Issue

Section

Case reports

Most read articles by the same author(s)