Síndrome de apneia obstrutiva do sono e má progressão ponderal nos primeiros anos de vida

Authors

  • Inês de Sousa Nunes Vicente Hospital Pediátrico Carmona da Mota Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra
  • Cândida Cancelinha Hospital Pediátrico Carmona da Mota Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra
  • Maria Helena Estêvão Hospital Pediátrico Carmona da Mota Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra
  • Mónica Oliva Hospital Pediátrico Carmona da Mota Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.25754/pjp.2013.2721

Abstract

Introdução: A síndrome da apneia obstrutiva do sono (SAOS) é frequentemente subvalorizada como causa de má progressão ponderal (MPP) na criança. O objetivo foi documentar a SAOS como causa de MPP nos primeiros anos de vida numa consulta de Pediatria Geral.

Método: Análise retrospetiva dos processos clínicos das crianças com MPP e SAOS com idade inferior ou igual a três anos observadas desde janeiro 2006 a junho 2012.

Resultados: Foram identificados onze casos, com idade média de dezanove meses. Todos apresentavam MPP, quatro desaceleração estatural e oito sinais clínicos de desnutrição. A roncopatia estava presente em todas as crianças, em nove havia noção de apneia do sono e em cinco respiração de predomínio oral. Ao exame objetivo, todas tinham hipertrofia adenoamigdalina, três hipertrofia dos cornetos e uma palato em ogiva. A hipótese de SAOS foi colocada na primeira consulta em cinco casos; nos restantes, houve um atraso médio de onze meses no diagnóstico. Quatro crianças foram submetidas a oximetria noturna, e sete estudo poligráfico do sono (EPS), dos quais cinco apresentavam SAOS de intensidade grave. Uma criança não foi sujeita a qualquer investigação. Em todas foi efetuado tratamento cirúrgico com melhoria clínica e recuperação do crescimento. Em cinco casos não houve resolução completa dos sintomas respiratórios, tendo o EPS sido repetido em quatro deles.

Conclusão: Nos primeiros anos de vida, a SAOS deve ser considerada como uma das causas de MPP. O diagnóstico precoce é fundamental e obriga ao inquérito regular e dirigido dos hábitos do sono nas consultas de Saúde Infantil.

Downloads

Author Biographies

Inês de Sousa Nunes Vicente, Hospital Pediátrico Carmona da Mota Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra

Médica Interna do 5º ano de Formação Específica em Pediatria

Cândida Cancelinha, Hospital Pediátrico Carmona da Mota Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra

Médica Interna do 5º ano de Formação Específica em Pediatria

Published

2013-10-10

Issue

Section

Séries de casos

Most read articles by the same author(s)