Negligência Médica

Authors

  • João C. Gomes-Pedro
  • António Vaz Carneiro
  • Armando Fernandes

DOI:

https://doi.org/10.25754/pjp.2001.5302

Keywords:

Falta médica, Medicina defensiva, negligência médica

Abstract

A fiabilidade profissional é uma preocupação constante de todos os médicos, mas que apesar disso a maioria deles não gosta de abordar. Dada a expansão da informação médica científica e o excesso de horas atribuídas à actividade assistencial, os médicos recebem, geralmente, pouca formação/educação formal sobre a má prática clínica (falta médica), de que a negligência médica é apenas um dos seus vectores constituintes. A ausência de familiaridade com esta problemática pode provocar stress e ansiedade, e pode levar à tomada de decisões erradas (medicina defensiva, por exemplo).

Na última década, tem-se verificado uma espiral de acusações de pressupostas má práticas médicas, pelo que este tema é um assunto de grande actualidade e pertinência.

Tendo em consideração a longa experiência dos autores (assistencial, formativa, de investigação e de gestão) são tecidas algumas considerações, essencialmente de ordem médica e clínica, sobre a «negligência médica» e são propostas algumas estratégias (educação médica tutelada e formação contínua dos profissionais, etc.) que permitem melhorar o desempenho dos médicos e diminuir a probabilidade de erro relacionada com a arte da prática da medicina em geral e da Pediatria em particular.

Downloads

Download data is not yet available.

Issue

Section

Artigo de Ponto de Vista

Most read articles by the same author(s)

<< < 1 2