Cavernomas Cerebrais: Patologia Benigna? Apresentação de Um Caso Clínico

Authors

  • Mafalda Carmona Oliveira
  • António Levy Gomes

DOI:

https://doi.org/10.25754/pjp.2001.5265

Keywords:

Cavernomas, convulsões focais, ressonância magnética, criança

Abstract

Os cavernomas cerebrais são malformações vasculares raras do sistema nervoso central que se podem manifestar em qualquer idade.

Sendo muitas vezes assintomáticos, as manifestações clínicas dependem da localização e do estadio evolutivo das lesões. As formas de apresentação mais frequentes são as crises comiciais, a sintomatologia pseudotumoral e a hemorragia intracraneana. Com o desenvolvimento das técnicas de neuroimagiologia, sobretudo da ressonância magnética, têm surgido novos dados sobre a incidência, a evolução natural e o prognóstico desta situação. Como consequência, nos últimos anos a atitude terapêutica face aos cavernomas tem vindo a ser questionada. Parece haver cada vez mais adeptos da opinião de que se trata afinal de uma patologia benigna com uma consequente maior restrição nas indicações para um tratamento cirúrgico.

Os autores apresentam um caso clínico de cavemomatose múltipla que se manifestou aos 14 meses de idade sob a forma de convulsões focais. Abordam o diagnóstico, a terapêutica e o prognóstico desta situação, com base nos dados mais recentes da literatura.

Downloads

Download data is not yet available.

Issue

Section

Case reports