Síndrome de Dumping na Criança — Uma Complicação Pouco Frequente da Cirurgia Anti-Refluxo

Authors

  • Lúcia Gomes
  • Armanda Dulce Rainho
  • J. A. Ferreira de Sousa
  • Sofia Aroso

DOI:

https://doi.org/10.25754/pjp.2002.5191

Keywords:

Síndrome de Dumping, criança

Abstract

O Síndrome de Dumping é uma das complicações conhecidas da cirurgia gástrica no adulto, sendo considerada pouco frequente na criança. Os casos descritos na infância associam-se quase exclusivamente à Fundoplicatura de Nissen, principalmente se associada a piloroplastia.
O quadro clínico na criança raramente é sobreponível ao quadro clássico de Síndrome de Dumping do adulto, manifestando-se por sintomas transitórios de irritabilidade pós-prandial, distensão abdominal, palidez, sudorese, diarreia e prostração.

Os autores descrevem um caso de Síndrome de Dumping que teve as primeiras manifestações no primeiro mês de pós-operatório, sendo o diagnóstico mais tardio precisamente por ter sido considerado um diagnóstico de exclusão.

Este caso clínico foi apresentado também para ilustrar as dificuldades sentidas pelos autores em efectuar o diagnóstico, por estarem pouco sensibilizados para esta patologia, bem como as limitações em termos terapêuticos, dada a escassez de dados consensuais na literatura.

Downloads

Download data is not yet available.

Issue

Section

Case reports

Most read articles by the same author(s)