Síndrome de Dumping na Criança — Uma Complicação Pouco Frequente da Cirurgia Anti-Refluxo
DOI:
https://doi.org/10.25754/pjp.2002.5191Keywords:
Síndrome de Dumping, criançaAbstract
O Síndrome de Dumping é uma das complicações conhecidas da cirurgia gástrica no adulto, sendo considerada pouco frequente na criança. Os casos descritos na infância associam-se quase exclusivamente à Fundoplicatura de Nissen, principalmente se associada a piloroplastia.
O quadro clínico na criança raramente é sobreponível ao quadro clássico de Síndrome de Dumping do adulto, manifestando-se por sintomas transitórios de irritabilidade pós-prandial, distensão abdominal, palidez, sudorese, diarreia e prostração.
Os autores descrevem um caso de Síndrome de Dumping que teve as primeiras manifestações no primeiro mês de pós-operatório, sendo o diagnóstico mais tardio precisamente por ter sido considerado um diagnóstico de exclusão.
Este caso clínico foi apresentado também para ilustrar as dificuldades sentidas pelos autores em efectuar o diagnóstico, por estarem pouco sensibilizados para esta patologia, bem como as limitações em termos terapêuticos, dada a escassez de dados consensuais na literatura.