Avaliação Prospectiva da Gravidade na Apresentação da Sépsis Meningocócica em Crianças

Authors

  • Paulo Oom

DOI:

https://doi.org/10.25754/pjp.2004.5012

Keywords:

Pediatria, sépsis meningocócica, gravidade, PRISM, PIM, GMSPS

Abstract

A sépsis meningocócica representa uma importante causa de internamento e mortalidade em cuidados intensivos pediátricos. Estão descritas diversas escalas específicas de avaliação da gravidade nesta situação mas existem muitas dúvidas sobre o seu desempenho relativo em crianças. As escalas preditivas de mortalidade para utilização mais geral em cuidados intensivos pediátricos como a PRISM e a PIM têm igualmente sido utilizadas para a avaliação da gravidade neste grupo de crianças.

Neste estudo avaliamos de forma prospectiva o desempenho relativo de diferentes escalas numa mesma população de crianças com suspeita clínica de sépsis meningocócica internadas numa unidade de cuidados intensivos.Durante o período do estudo foram internadas 35 crianças com o diagnóstico clínico de sépsis meningocócica das quais duas vieram a falecer.

Nestas crianças, as escalas de gravidade específicas para sépsis (Sinclair, Algren, Nurnberger e Roterdão) apresentaram uma sensibilidade de 100% e uma especificidade variável na previsão da mortalidade. O melhor desempenho foi conseguido pela escala de Roterdão que é simultaneamente a mais simples e objectiva. As escalas preditivas de mortalidade apresentaram um desempenho inferior ao da escala de Roterdão.

Downloads

Download data is not yet available.

Issue

Section

Original articles