Consulta de Diabetologia Pediátrica (Experiência de um Hospital Distrital)

Authors

  • Edite Costa
  • Graça Carvalho
  • Assunção Luís

DOI:

https://doi.org/10.25754/pjp.2004.4982

Abstract

A Diabetes tipo1 é uma doença crónica de etiologia multifactorial (auto-imune, genético/ambiental), que resulta da destruição das células B pancreáticas, condicionando uma secreção inapropriada de insulina, aparentemente com uma incidência crescente a nivel mundial. Em relação ao grupo etário pediátrico, também aqui é notório um aumento gradual.

Os autores efectuaram um estudo retrospectivo com o objectivo de conhecer a população seguida na consulta de Diabetologia do Serviço de Pediatria do Hospital de São Teotónio de Viseu. Qual o numero de crianças vigiadas, o seu controlo metabólico, através de HAlc glicada, e as suas complicações foram alguns dos parâmetros avaliados. Foram analisados todos os processos clínicos das crianças que são orientadas nesta consulta, até Setembro de 2003. O número total de doentes foi de 73, sendo 41 do sexo feminino (56% ) e 32 do sexo masculino (44%). Actualmente a faixa etária de crianças e adolescentes que frequentam a consulta varia entre os 10 meses e os 20 anos de idade. A evolução de doença varia entre t mes a 16 anos, com uma média de 4 anos.

Em relação à distribuição durante o ano, existe um predomínio de novos casos durante o Inverno e Primavera. No que respeita ao controlo metabólico, 34% tinham valores de HbAlc glicada < 7,6%, 43% com valores entre 7,6-9 e 23% com HbAlc > 9.

O estudo imunitário» que actualmente tem sido feito, revelou em 73% dos casos anticorpos positivos.
Esta consulta tem permitido uma maior acessibilidade aos doentes e um apoio constante para qualquer dúvida, quer seja em relação à terapêutica ou aos controlos metabólicos, uma vez que se realiza num local próximo da sua residência.

Downloads

Download data is not yet available.

Issue

Section

Original articles

Most read articles by the same author(s)