Consumo de Tabaco e Álcool em Adolescentes de Vila Nova de Gaia

Authors

  • Patrícia Correia
  • Isabel Carvalho
  • Rosa Arménia Campos

DOI:

https://doi.org/10.25754/pjp.2004.4981

Abstract

O tabagismo representa um sério risco para o bem-estar de qualquer indivíduo. O estilo de vida dos adolescentes pode trazer repercussões nos níveis de saúde futuros da população, pois este é o período nobre da formação de comportamentos de saúde.

O presente estudo pretendeu determinar a prevalência de consumo de tabaco e álcool em adolescentes de Vila Nova de Gaia, avaliar associação entre consumo de tabaco, sexo, idade e hábitos tabágicos nos conviventes e entre consumo de bebidas alcoólicas, sexo e idade. Realizou-se um estudo descritivo com componente analítico na população de adolescentes das escolas secundárias.

A amostra final obtida foi 183 alunos com idade média de 13 anos e 46% de raparigas. Entre os adolescentes, 36,2% eram consumidores regulares de álcool e 6% já se embriagaram. Verificou-se o aumento do consumo de bebidas alcoólicas com a idade. A taxa de fumadores foi 6,6%, a curiosidade (58,3%) e a imitação (41,7%) dos amigos e namorado(a) foram os motivos identificados para o inicio do hábito de fumar. O consumo de tabaco pelos irmãos mais velhos e, sobretudo pelo melhor amigo, parece ser um dos factores determinantes para precipitar o inicio e o consumo de tabaco nos adolescentes. Encontramos a associação com o consumo por parte da mãe, irmào mais velho e melhor amigo. 
Os resultados obtidos neste estudo coincidem com os de vários trabalhos revistos: o tabaco continua a ser, depois do álcool, a droga legal mais consumida pelos alunos dos países ocidentais. As campanhas anti-tabágicas devem ser dirigidas não só aos adultos e adolescentes, como também aos grupos etários inferiores, uma vez que se verifica um consumo precoce destas substâncias.

Palavras-chave; Adolescentes, Tabaco, Álcool, Idade, Sexo, Conviventes, Questionários.

Downloads

Download data is not yet available.

Issue

Section

Original articles

Most read articles by the same author(s)