Cárie dentária – a doença antes da cavidade
DOI:
https://doi.org/10.25754/pjp.2008.4616Abstract
A cárie dentária é uma doença com alta prevalência em todo o mundo, sendo considerada pela OMS como um grave problema de Saúde Pública que afecta pessoas de todas as idades. A par das medidas preventivas adequadas, assume cada vez maior importância o diagnóstico da cárie dentária na sua fase inicial, antes de se formar a cavidade.
O objectivo deste artigo é rever os factores etiológicos da doença, descrever o que se passa na estrutura dentária durante o processo carioso antes do dente apresentar uma cavidade e a impor tância do diagnóstico da cárie dentária nesta fase precoce.
A partir de uma revisão bibliográfica, efectuada na Medline, os autores abordam o processo de desmineralização que ocorre no desenvolvimento da doença. A compreensão da fisiopatologia da doença e da génese da cavitação tem motivado alterações aos conceitos anteriores de cárie dentária, dando origem à denominação “lesão précavitária”, que encerra em si grande parte destes novos conceitos. Também é revista uma forma específica de expressão da doença, a cárie precoce de infância, realçando a importância do diagnóstico precoce, para que seja possível actuar em fases em que a cavidade de cárie ainda não está estabelecida.
Conclusão: O melhor entendimento das fases iniciais da cárie dentária permite identificar a doença em estádios mais precoces. A importância do diagnóstico precoce reside na possibilidade de evitar a cavitação das lesões e assim controlar mais facilmente a doença. O Pediatra pode desempenhar um papel determinante na orientação e encaminhamento dos pacientes com lesões de cárie dentária pré-cavitárias.