Urgência de Oftalmologia Pediátrica no Norte de Portugal

Authors

  • António Augusto Magalhães
  • Renato Santos-Silva
  • Sérgio Silva
  • Tiago Monteiro
  • Ana Paula Pina
  • Jorge Breda
  • Fernando Falcão-Reis

DOI:

https://doi.org/10.25754/pjp.2009.4524

Abstract

Introdução: A população pediátrica representa uma parte importante do atendimento na urgência de oftalmologia no Serviço Nacional de Saúde. No entanto são desconhecidos os dados relativos a esse atendimento não só em Portugal como no resto do mundo. Sendo o Hospital São João (HSJ) o único hospital com serviço de urgência (SU) pediátrico na cidade do Porto e o hospital de referência do restante Norte do país, esta será uma boa instituição para estudar o perfil da população pediátrica que recorre ao SU de oftalmologia.

Material e Métodos: Estudo retrospectivo dos 2158 episódios de urgência do HSJ em que, durante o ano de 2005, crianças e adolescentes com idades até 16 anos foram observadas por um oftalmologista.

Resultados: Os episódios de urgência observados correspondem a 9,8% de todas as urgências oftalmológicas e a 3% de todas as urgências pediátricas. Os indivíduos do sexo masculino foram responsáveis por 57,8% dos episódios. O recurso ao SU diminui com a idade. Os concelhos geograficamente mais próximos contribuem com a maioria dos doentes sobretudo se não possuem hospital concelhio. Trinta e três vírgula um por cento dos pacientes foram referenciados de outra instituição. Os episódios de urgência são mais frequentes nos meses de Maio e Junho e em 96,6% dos casos ocorrem entre as 8 e as 24 horas. Oitenta e nove por cento dos doentes têm
alta em menos de 120 minutos. Por diagnósticos (ICD 9) predominam “as doenças dos olhos e anexos” seguidas do grupo “traumatismos e envenenamentos” (estes últimos representam 37,3% dos episódios).

Conclusão: Na área da oftalmologia pediátrica o serviço de urgência representa um papel importante no Serviço Nacional de Saúde. O atendimento é rápido e eficaz e serve muitas vezes para contornar as dificuldades do sistema na prestação atempada de cuidados em oftalmologia pediátrica.

Downloads

Download data is not yet available.

Issue

Section

Original articles

Most read articles by the same author(s)