Versão reduzida da lista dos descritores de dor do Adolescent Pediatric Pain Tool – versão portuguesa

Authors

  • Luís Manuel Cunha Batalha Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
  • Ananda Maria Fernades Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
  • Catarina De Campos Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
  • Ana Maria Pacheco Mendes Perdigão Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
  • Armando Luís Dinis Mónica Oliveira Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.25754/pjp.2015.4407

Abstract

Introdução: O Adolescent Pediatric Pain Tool é um instrumento de avaliação da dor dos mais utilizados na avaliação multidimensional da dor aguda e persistente em crianças.

Objetivo: Partindo da versão Portuguesa do Adolescent Pediatric Pain Tool o objetivo deste estudo foi desenvolver e validar uma versão reduzida da lista dos descritores incluída neste instrumento para uso em crianças com cancro.

Métodos: Estudo metodológico realizado em duas unidades pediátricas oncológicas de dois Hospitais Portugueses que incluiu 150 crianças Portuguesas com idades entre os 8-17 anos com diagnóstico de cancro. A seleção das crianças foi consecutiva e estratificada por grupo de idades (8-12 e 13-17 anos) e sexo, tendo-se obtido 211 relatos de dor.

Resultados: De 67 descritores de dor, foram selecionados 24 descritores que organizados em dois fatores revelaram uma consistência interna com um valor médio de a=0.74, variando entre a=0,81 no fator 1 e a=0.63 no fator 2. A variância explicada por estes fatores é de 14.38%, variando entre 18.29% no fator 1 e 10.48% no fator 2. O número de descritores escolhidos revelou uma correlação positiva com a intensidade da dor (rs= 0.30; p<0.01) e com o número de locais de dor identificados (rs= 0.279; p<0.01)

Conclusão: A versão reduzida do Adolescent Pediatric Pain Tool versão Portuguesa com 24 descritores organizados em dois fatores parece ser válida para uso em crianças com cancro, embora a baixa variância explicada possa justificar que outros descritores sejam identificados e estudados em crianças com experiência de dor oncológica.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2015-01-23

Issue

Section

Original articles

Most read articles by the same author(s)