Infecção congénita por Citomegalovirus. Prevalência numa população da Beira Interior
DOI:
https://doi.org/10.25754/pjp.2010.4338Abstract
Introdução: O vírus citomegálico humano (CMV) é considerado o primeiro agente de infecção congénita nos países desenvolvidos, afectando cerca de 0,2 a 2% de todos os recém-nascidos. Das crianças infectadas, 10-15% são sintomáticas ao nascimento e das assintomáticas cerca de 13,5% poderão desenvolver sequelas durante os primeiros anos de vida. O objectivo deste estudo é a determinação da prevalência da infecção congénita por este vírus numa população de recém-nascidos da Beira Interior.Material e Métodos: Foram estudadas 800 urinas de igual número de recém-nascidos pelo método de referência.
Resultados. Das 800 urinas testadas, três foram positivas para CMV, o que corresponde a uma prevalência de 0,4%. Os três recém nascidos não apresentavam sintomas ao nascimento, tendo num deles sido referenciado má evolução ponderal aos 6 meses de vida.
Discussão: A prevalência obtida é inferior à encontrada em outros dois estudos previamente realizados em Portugal, embora os intervalos de confiança dos diferentes estudos sejam parcialmente sobreponíveis.
Downloads
Download data is not yet available.