Definição do prognóstico neurológico da prematuridade – estado da arte

Authors

  • André M Graça Serviço de Neonatologia - Departamento de Pediatria - Hospital de Santa Maria - CHLN, EPE Centro Académico de Medicina de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.25754/pjp.2014.4212

Abstract

Num tempo em que a maioria dos grandes pré-termo sobrevive, a definição do prognóstico neurológico tornou-se crucial neste grupo de doentes.

Apesar da intensa investigação na área da Neurologia Neonatal, designadamente nas áreas da monitorização contínua da actividade cerebral e nas técnicas avançadas de ressonância magnética, continua a ser na avaliação clínica, e, sobretudo, na ecografia cerebral, que se baseia a definição do prognóstico neurológico individual para cada grande prematuro.

Torna-se, assim, para os próximos anos, crucial investir na formação adequada dos neonatologistas em ecografia cerebral, assim como na realização de ecografias frequentes, de acordo com os protocolos internacionais. Com estes cuidados será possível antecipar a maioria dos casos com prognóstico desfavorável.

A realização de ressonância magnética a todos os grandes pré-termo, independentemente do seu grau de imaturidade, não se justifica na medida em que esta técnica ainda não fornece informação inequivocamente superior à ecografia, pondendo inclusivamente fornecer dados de dificil interpretação e com correlação prognóstica duvidosa, contribuindo para um aumento dos níveis de ansiedade parental.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

André M Graça, Serviço de Neonatologia - Departamento de Pediatria - Hospital de Santa Maria - CHLN, EPE Centro Académico de Medicina de Lisboa

Pediatra / Neonatologista

Serviço de Neonatologia – Departamento de Pediatria – Hospital de Santa Maria – CHLN, EPE

Centro Académico de Medicina de Lisboa

 

Professor Auxiliar Convidado de Pediatria

Clínica Universitária de Pediatria - Faculdade de Medicina - Universidade de Lisboa

Centro Académico de Medicina de Lisboa

 

 

Published

2014-09-05

Issue

Section

Review articles