Cuidados não parentais a crianças com idade inferior a três anos: revisão baseada na evidência

Authors

  • Vítor Bruno Portela Lopes Cardoso Unidade de Saúde Familiar Gualtar
  • Paula Fernandes Mendes Unidade de Saúde Familiar Maxisaúde

DOI:

https://doi.org/10.25754/pjp.2014.3299

Keywords:

Cuidados da criança, Creche, Criança pré-escolar, Lactente, Desenvolvimento da linguagem, Cognição

Abstract

Introdução: A rápida e massiva ingressão da mulher no mercado de trabalho associou-se a um aumento na dependência de cuidados não parentais (CNP) das crianças, em idades cada vez mais jovens.

 

Objetivo: Rever a evidência sobre o efeito no desenvolvimento cognitivo e da linguagem dos CNP a crianças com menos de 3 anos de idade.

 

Métodos: Foi realizada uma pesquisa de estudos originais, normas de orientação clínica, revisões sistemáticas e meta-análises, nas fontes de dados: National Guideline Clearinghouse, Guidelines Finder, Canadian Medical Association Practice Guidelines, Cochrane, DARE, Bandolier, Medline, PsycInfo e Índex de Revistas Médicas Portuguesas, publicados entre 1975 e 2012, nas línguas portuguesa, inglesa, francesa e espanhola e utilizando os termos MeSH: child day care center, infant, cognition e language development. Foi utilizada a escala Strength of Recommendation Taxonomy (SORT) para atribuição dos níveis de evidência (NE).

 

Resultados: Obtiveram-se 89 artigos, tendo 3 estudos prospectivos preenchido os critérios de inclusão. O Early Child Care Research Network concluiu que os CNP numa creche associaram-se a melhores resultados no desenvolvimento cognitivo e da linguagem do que nos outros tipos de cuidados, como no domicílio (NE1). Segundo Broberg, mais tempo sob CNP conferia níveis mais elevados nos testes de capacidade verbal e matemática aos 8 anos (NE2) e segundo Andersson, melhor desempenho escolar aos 8 e 13 anos e melhor adaptação escolar aos 8 anos (NE2).

 

Discussão: Os CNP até aos 3 anos poderão ser benéficos a nível do desenvolvimento cognitivo e da linguagem, traduzindo-se possivelmente num melhor desempenho escolar (SORT B).

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Vítor Bruno Portela Lopes Cardoso, Unidade de Saúde Familiar Gualtar

Mestrado Integrado em Medicina pela Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho.

Interno de Medicina Geral e Familiar.

Paula Fernandes Mendes, Unidade de Saúde Familiar Maxisaúde

Mestrado Integrado em Medicina pela Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho.

Interna de Medicina Geral e Familiar.

Published

2014-12-18

Issue

Section

Review articles