Avaliação da Leitura e Escrita de Crianças com Perturbação de Hiperactividade com Défice de Atenção
DOI:
https://doi.org/10.25754/pjp.2014.2712Abstract
Introdução: A vasta comorbilidade associada à Perturbação de Hiperactividade com Défice de Atenção (PHDA) implica a reavaliação da metodologia de avaliação de crianças com este diagnóstico, com inclusão do rastreio de perturbações neuropsicológicas associadas, especialmente no âmbito da linguagem. O objectivo deste trabalho foi avaliar o impacto da PHDA na linguagem. As áreas avaliadas incluem a leitura e a escrita.
Material e Métodos: Comparou-se o desempenho de 37 crianças com PHDA com 67 de um grupo de controlo, em provas seleccionadas da PALPA-P.
Resultados: Foram encontradas diferenças significativas entre os dois grupos, para a maioria das provas aplicadas. As crianças com PHDA obtiveram sempre as médias de erros mais altas (maior número de erros), comparativamente às do grupo controlo.
Discussão: Os resultados permitiram verificar que crianças com PHDA apresentam défices significativos em tarefas de linguagem, nos domínios da leitura e escrita. Assim, estas áreas devem ser consideradas no protocolo de avaliação de crianças com PHDA.
Conclusões: Este é o primeiro estudo realizado em Portugal que utilizou a bateria PALPA-P para a avaliação de crianças com PHDA. Os resultados evidenciam a utilidade clínica e o poder discriminativo das provas do PALPA-P, na avaliação complementar de crianças com este diagnóstico.