Tosse: Uma Preocupação? Perspetiva dos Pais

Date of submission: 26-02-2017 | Date of acceptance: 04-10-2017 | Published: 20-04-2018

Authors

  • Marta Martins Serviço de Pediatria, Hospital Garcia de Orta, Almada, Portugal
  • Maria Filomena Cardosa Serviço de Pediatria, Hospital Garcia de Orta, Almada, Portugal
  • Marta Almeida Serviço de Pediatria, Hospital Garcia de Orta, Almada, Portugal
  • Rita Marques Serviço de Pediatria, Hospital Garcia de Orta, Almada, Portugal
  • Filipa Nunes Serviço de Pediatria, Hospital Garcia de Orta, Almada, Portugal
  • Margarida Pinto Serviço de Pediatria, Hospital Garcia de Orta, Almada, Portugal
  • Manuela Braga Serviço de Pediatria, Hospital Garcia de Orta, Almada, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.25754/pjp.2018.10845

Abstract

Introdução: A tosse é um dos sintomas mais comuns em idade pediátrica. O recurso a fármacos é frequente, apesar da sua eficácia e segurança não estarem comprovadas. O objetivo deste estudo foi compreender a perspetiva que os cuidadores têm da tosse e descrever as medidas terapêuticas mais utilizadas.

Métodos: Estudo transversal e observacional, que decorreu de fevereiro a abril de 2016, através da aplicação de um questionário a uma amostra de cuidadores de crianças admitidas na urgência pediátrica de um hospital de nível II.

Resultados: Foram recolhidas 220 respostas. Quase todos os participantes eram pais (94%), do sexo feminino (82%), com idade média de 37 anos. Dois terços tinham o ensino secundário ou ensino superior. A maioria dos cuidadores (63%) considerou a tosse um mecanismo de defesa, embora tenham admitido ficar muito preocupados quando o seu filho tosse (56%). Mais de metade dos cuidadores (56%) admitiu ter administrado fármacos para a tosse no último Inverno, dos quais 62% foram prescritos por um médico. A utilização de fármacos foi maior nos pais com menor grau de instrução. A maioria dos pais considerou terem sido eficazes (72%) e apenas um terço os considerou como potencialmente perigosos.

Discussão: Este estudo sugere que a tosse é um sintoma ainda mal compreendido pelos pais, levando a uma utilização frequente de fármacos. Verificou-se igualmente uma elevada prescrição médica. Destaca-se a importância da formação dos profissionais de saúde e dos pais para uma melhor abordagem da tosse na criança.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2018-04-20

Issue

Section

Original articles

Most read articles by the same author(s)

<< < 1 2