Acidente Vascular Cerebral Isquémico num Lactente Filho de Mãe Vegana

Date of submission: 21-04-2016 | Date of acceptance: 22-06-2017 | Published: 22-01-2018

Authors

  • Joana Amaral Departamento de Pediatria, Hospital Prof. Dr. Fernando Foseca, EPE, Amadora, Portugal
  • Marta Ezequiel Departamento de Pediatria, Hospital Prof. Dr. Fernando Foseca, EPE, Amadora, Portugal
  • Catarina Luís Consulta de Neuropediatria, Departamento de Pediatria, Hospital Prof. Dr. Fernando Fonseca, EPE, Amadora, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.25754/pjp.2018.9001

Abstract

O acidente vascular cerebral é uma doença rara na infância (2,7 por 100 000 crianças por ano). A hiperhomocisteinemia é um fator de risco independente para a aterosclerose prematura, sendo habitualmente secundário a mutações na enzima metiltetrahidrofolato redutase ou défice de vitamina B12, na idade pediátrica. Descreve-se o caso clínico de um lactente de 10 meses, observado no serviço de urgência por queda da própria altura, com diminuição dos movimentos espontâneos do hemicorpo esquerdo e com postura flexora do membro superior esquerdo. A tomografia computorizada realizada na admissão mostrava imagens de hipodensidade nos corpos estriados bilaterais, e a ressonância magnética lesões isquémicas nas áreas das artérias lentículo-estriadas externas. Analiticamente apresentava aumento da homocisteína sérica (25,2 μmol/L) e défice de vitamina B12 (< 150 pg/mL). A mãe apresentava igualmente défice de vitamina B12, associado a dieta vegana. Foi feita suplementação com vitamina B12, iniciada a diversificação alimentar com introdução da carne, verificando-se normalização dos níveis de homocisteína sérica. Após seis meses de cumprimento do plano terapêutico de medicina física e de reabilitação não eram objetiváveis assimetrias sequelares.

A dieta vegana pode associar-se a défices nutricionais que obrigam a uma vigilância nutricional por um profissional experiente, nos casos em que esta seja a opção materna durante a gravidez, sobretudo se prolongada no período de aleitamento materno, e/ou na criança ou adolescente.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2018-01-22

Issue

Section

Case reports

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>