O papel da Fisioterapia no grau de auto-confiança das mães no período da amamentação - Estudo quasi-experimental

Authors

  • Marisa Costa Universidade Atlântica
  • Sónia Bárica
  • Isabel Tomás de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.25754/pjp.2013.700

Abstract

Introdução: A amamentação é considerada fundamental e recomenda-se que a sua prática exclusiva se mantenha até aos seis meses de vida do bebé. Contudo muitas mães tendem a abandoná-la precocemente, apresentando baixos níveis de auto-confiança. O apoio do fisioterapeuta no período pós-parto pode ser importante para a manutenção desta prática.

Métodos: Estudo quasi-experimental longitudinal com o objectivo de compreender se o apoio da fisioterapia no pós-parto influencia o grau de auto-confiança das mães no período da amamentação. Foram criados dois grupos de 25 puérperas que frequentaram o curso de preparação para o nascimento, o grupo de controlo e o grupo experimental. Este último continuou com o apoio da fisioterapia no pós-parto. Ambos foram sujeitos à aplicação da Escala de Auto-Eficácia na Amamentação – Versão Curta (BSES-SF) em dois momentos no pós-parto, procedendo desta forma à comparação da confiança materna nos grupos.

Resultados: Verifica-se que existem diferenças estatísticas significativas ao longo do tempo entre os dois grupos. No 1º momento de avaliação apresentam níveis médios de confiança semelhantes (p = .257) e, em ambos se observa um aumento desta confiança da 1ª para a 2ª aplicação do BSES-SF, aumento esse que é maior no grupo experimental (p = .027), sendo que essa diferença se deve fundamentalmente à dimensão técnica desta escala.

Conclusão: O aumento da confiança materna nos dois grupos pode ser explicado pelas competências que as mães vão desenvolvendo nesta prática, assim como pelas favoráveis características sócio-demográficas que contribuem para o sucesso da amamentação. No caso do grupo experimental, o apoio dos fisioterapeutasdurante as sessões de pós-parto é determinante, pois estes desempenham um papel único na adesão e duração do aleitamento materno, aumentando a confiança materna nesta prática.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Sónia Bárica

Sónia Bárica,

Published

2013-09-13

Issue

Section

Original articles