Actividade Física em Crianças com Atraso de Desenvolvimento Psicomotor
DOI:
https://doi.org/10.25754/pjp.1997.5695Keywords:
Psicomotricidade, Educação Física, DeficienteAbstract
O ser humano tem capacidades que, na grande maioria dos casos, não são utilizadas nem desenvolvidas na sua plenitude. Daí a possibilidade de existirem campeões olímpicos que são fruto de um treino de capacidades. Por outro lado, a pessoa deficiente tenta superar a sua limitação indo buscar alternativas a outras áreas, a ponto de pensarmos que tem capacidades especiais.
De facto, a criança desenvolve-se através da RELAÇÃO e do MOVIMENTO. Assim, a biologia do ser humano procura expontanemante desenvolver-se, cheirando, manipulando e experimentando. Só que o adulto impõe normas, limitando esse desenvolvimento (cultura).
A não existência de uma relação afectiva positiva e a falta de experiências motoras podem provocar atrasos psicomotores.
A psicomotricidade permite colmatar algumas falhas na instrumentalidade psicomotora à custa de uma relação afectiva positiva, do respeito, do prazer sensoriomotor e do poder de representação por parte da criança.
A actividade física sendo fundamental para o perfeito desenvolvimento de qualquer criança, é particularmente importante para a que apresenta atraso psicomotor.
Como sugestão, sabendo que as orientações clínicas são cumpridas, os médicos devem começar a PRESCREVER o movimento, não como um complemento mas fazendo parte do tratamento.