«Para uma Humanização da Medicina». Avaliação Qualitativa de uma Experiência Pedagógica

Authors

  • João Gomes-Pedro
  • Madalena Patrício
  • M. Lourdes Levy

DOI:

https://doi.org/10.25754/pjp.1997.5686

Keywords:

Educação Médica, Curriculum, Humanização da Medicina

Abstract

No contexto da actual Revisão Curricular da FML foi proposto o estabelecimento de uma nova disciplina no primeiro ano do curso médico «Introdução à Medicina», disciplina com um conteúdo e uma prática projectada nas ciências sociais e no comportamento humano.

Estruturada em sete módulos: Iniciação Hospitalar, Reanimação Cardio-Respiratória, História da Medicina, Desenvolvimento e Comportamento Humano, Prática Médica, Iniciação à Investigação Científica/Psicologia os autores descrevem a experiência pedagógica vivida num dos referidos módulos — Desenvolvimento e Comportamento Humano — pelo seu carácter inovador no que diz respeito a um projecto de humanização da Medicina.

O objectivo deste módulo é motivar os estudantes para os aspectos relacionais da saúde, sensibilizando-os para os aspectos humanos, científicos e circunstanciais da Medicina fazendo apelo às dimensões da Saúde, da Psicologia, da Ética, da Filosofia, das Relações Sociais, da Antropologia, da Ecologia e da Política num desafio educativo que se pretende ajude à compreensão alargada do homem, do seu bem-estar e das suas vulnerabilidades.

O programa teórico e prático é apresentado assim como os resultados da avaliação qualitativa feita pelos estudantes do processo de ensino/aprendizagem. Com base nesses resultados, parece aos A. ser lícito afirmar que terá sido possível sensibilizar os estudantes, atempadamente, para os aspectos globalmente envolventes de uma Medicina do Homem, dirigida ao homem do nosso tempo.

Downloads

Download data is not yet available.

Issue

Section

Educação Médica