Ecografia — Doppler Cerebral. Avaliação das Velocidades de Fluxo . Sanguíneo Cerebral nas Principais Artérias do Recém-Nascido

Authors

  • M.ª Conceição D'Orey

DOI:

https://doi.org/10.25754/pjp.1998.5562

Keywords:

Doppler cerebral, sistema arterial cerebral neonatal, medição das velocidades de fluxo cerebral

Abstract

As alterações do fluxo sanguíneo cerebral, observadas pelo estudo Doppler, têm importantes implicações clínicas na génese da lesão cerebral, nomeadamente isquémica ou hemorrágica.

É um método não invasivo e que permite a visualização das principais artérias cerebrais do recém-nascido, possibilitando a avaliação das velocidades do fluxo sanguíneo cerebral e dos índices de resistência cerebrovasculares.

O Doppler a cores é muito útil para a localização exacta da amostra, condicionando o melhor ângulo de incidência, a que corresponde um erro negligenciável na avaliação das velocidades.

O conhecimento anatómico da vascularização cerebral e a experiência com a técnica Doppler, permitem uma interpretação correcta das alterações do fluxo sanguíneo cerebral.

Neste artigo, o autor descreve brevemente, o modo correcto de localização e medição das velocidades de fluxo sanguíneo cerebral nas principais artérias do recém-nascido.

Downloads

Download data is not yet available.

Issue

Section

Artigos