Diagnóstico Ecográfico de Refluxo Vesico-Ureteral
DOI:
https://doi.org/10.25754/pjp.2001.5260Keywords:
Refluxo vesico-ureteral, Ecocistografia, Cistografia Radiológica, Meios de contraste ecográfico.Abstract
Objectivo: Comparação de Ecocistografia e da Cistografia Radiológica no diagnóstico do refluxo vesico-ureteral.
Material e Métodos: De Abril a Agosto de 1999, foram examinadas 25 crianças (8 raparigas e 17 rapazes, com idades compreendidas entre os 8 dias e os 14 anos), com 50 unidades renoureterais, para o diagnóstico de refluxo vesico-ureteral, realizando Ecocistografia e Cistografia Radiológica na mesma sessão. As indicações para o exame foram infecção do tracto urinário, diagnóstico pré-natal de hidronefrose, antecedentes de refluxo e malformações.
A avaliação ecográfica do tracto urinário foi seguida de cateterização vesical com administração de solução salina e meio de contraste ecográfico. O exame ecográfico foi repetido e seguiu-se a Cistografia Radiológica.
Resultados: O refluxo vesico-ureteral foi encontrado em três casos (bilateral) e excluído nos outros 22 casos, nas duas modalidades, revelando boa sensibilidade da Ecocistografia, quando comparada com a Cistografia radiológica, tida como o «gold standard» no diagnóstico do refluxo vesico-ureteral.
Conclusão: A Ecocistografia parece ser um método fiável para o diagnóstico ou exclusão de refluxo vesico-ureteral. As indicações para Ecocistografia podem incluir muitos exames de seguimento, evitando que muitas Crianças sejam expostas a radiação desnecessária.