Hipertiroidismo na Criança: A Propósito de Cinco Casos Clínicos

Authors

  • C. Castro Correia
  • M. Fontoura
  • R. Tsou

DOI:

https://doi.org/10.25754/pjp.2002.5164

Keywords:

Hipertiroidismo, doença de Graves, terapêutica

Abstract

O hipertiroidismo é raro na idade pediátrica, aumentando a sua incidência na puberdade, sobretudo no sexo feminino. Uma das suas causas mais frequentes é a doença de Graves, cujo tratamento é ainda objecto de grande controvérsia, em todos os grupos etários, mas de forma ainda mais intensa na infância.

Os autores fazem uma revisão dos cinco casos clínicos observados na Unidade de Endocrinologia Pediátrica do Hospital de S. João.

A idade média dos doentes é de 12 anos e oito meses. Em uma das crianças, foi diagnosticada uma tiroidite de Hashimoto, correspondendo as restantes a doença de Graves. A terapêutica inicial consistiu na administração de medicação anti-tiroideia, sob o sistema de bloqueio-substituição. Não surgiram quaisquer efeitos laterais.

Duas continuam actualmente em tratamento, duas obtiveram remissão e uma das crianças aguarda realização de tiroidectomia.

O sistema de bloqueio-substituição parece ser vantajoso, permitindo um melhor controle e com menor número de consultas hospitalares, não se tendo sequer verificado o aparecimento de efeitos laterais.

Downloads

Download data is not yet available.

Issue

Section

Case reports