Profilaxia e Trátamento da Síndrome de Dificuldade Respiratória por Imaturidade Pulmonar com Diferentes Surfactantes

Authors

  • V. M. Navas Serrano
  • M. A. Cuevas Garcia
  • J. A. Vila Álvarez
  • V. Martínez Fernández
  • F. Morcillo Sopena
  • A. Valls I Soler

DOI:

https://doi.org/10.25754/pjp.2002.5162

Keywords:

Surfactante exógeno, síndrome de dificuldade respiratória (SDR), poractant alfa

Abstract

Fundamentos — O tratamento etiológico da síndrome respiratória (SDR) por imaturidade pulmonar com surfactante exógeno é uma estratégia de eficácia comprovada. Entretanto, admite-se que a eficácia relativa dos diversos preparados tensioactivos, de origem natural ou sintética, poderá ser semelhante.

Objectivo — Avaliar se há evidências de que um ou mais preparados tensioactivos podem ser considerados mais eficazes no tratamento e profilaxia da síndrome dificuldade respiratória.

Métodos — Foi realizada uma pesquisa bibliográfica em várias bases de dados, para identificar todos os estudos comparativos dos diferentes compostos tensioactivos.
Resultados — Existem dados demonstrando que os surfactantes de origem natural produzem uma melhoria mais rápida da oxigenação, em comparação com os de origem sintética. Também foram observadas taxas de complicações e de mortalidade mais baixas com o emprego de surfactantes naturais. Dos dois surfactantes naturais comercializados na Espanha, o produto de origem porcina (poractant alfa) parece apresentar vantagens sobre o produto de origem bovina (beractant), com uma acção mais rápida, expressa por uma razão de Pa02/PAO2 mais favorável dentro das primeiras 24 horas de tratamento.Também existe uma tendência de os pacientes tratados com surfactante porcino apresentarem uma taxa de mortalidade global mais baixa (3%), em comparação com os pacientes tratados com surfactante bovino (12,5%).

Conclusão — Não existe nenhuma razão científica que corrobore o uso dos surfactantes sintéticos comercializados actualmente.O surfactante natural de origem porcina pode ser considerado de primeira escolha, embora seja conveniente dispor de mais estudos que confirmem esse achado.

Downloads

Download data is not yet available.

Issue

Section

Review articles