Eritropoietina na Profilaxia da Anemia da Prematuridade

Authors

  • Margarida Cardoso
  • Fernando Fontes
  • Gilberta Neves Santos

DOI:

https://doi.org/10.25754/pjp.2002.5159

Keywords:

Eritropoietina, Anemia da prematuridade

Abstract

A anemia da prematuridade é a principal causa de transfusões de concentrado de glóbulos rubros administradas em Unidades de Cuidados Intensivos Neonatais (o. O principal objectivo deste estudo foi avaliar a eficácia do protocolo de profilaxia com eritropoietina na anemia da prematuridade. Para isso os autores procederam à revisão casuística dos processos clínicos de 60 recém-nascidos prematuros com peso entre 750 e 1500g e idade gestacional igual ou inferior a 34 semanas, abrangidos por este protocolo. Avaliaram ainda a eficácia destas medidas na prevenção da anemia da prematuridade ao compararem o número e o volume das transfusões efectuadas a estes recém-nascidos, com aqueles efectuados a 60 recém-nascidos dum grupo controle, com pesos e idades gestacionais semelhantes. Os resultados obtidos revelaram que o número total de transfusões efectuadas foi mais baixo no grupo de recém-nascidos que fizeram profilaxia com eritropoietina do que no grupo controle.

A percentagem de doentes transfundidos e as médias do número e volume de transfusões foram também menores no primeiro grupo.

A média do volume de colheitas sanguíneas efectuadas a estes recém-nascidos foi superior no grupo que recebeu profilaxia com eritropoietina.

O valor do hematócrito manteve-se estável ao longo das 6 semanas de tratamento e a percentagem de reticulócitos subiu até à terceira semana de tratamento mantendo-se depois estável até ao final deste. Todas estas diferenças encontradas entre os dois grupos são estatisticamente significativas e estão de acordo com os dados citados na literatura, permitindo concluir que a administração de eritropoietina em doses profiláticas permite moderar o curso da anemia da prematuridade, reduzindo assim o número e volume de transfusões de concentrado de glóbulos rubros.

Downloads

Download data is not yet available.

Issue

Section

Original articles

Most read articles by the same author(s)