Aquisição e Desenvolvimento de Atitudes Face à Saúde na Infância e Adolescência
DOI:
https://doi.org/10.25754/pjp.2003.5103Keywords:
Atitudes face à saúde, educação para a saúde, desenvolvimento, prevençãoAbstract
Neste trabalho de revisão bibliográfica, os autores procuram descrever alguns aspectos determinantes do desenvolvimento das atitudes face à saúde em crianças e jovens.
Neste dominío sobressaem dois pontos de vista. O primeiro, em que o referente teórico é o da teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget. Neste, os estádios de desenvolvimento e as estruturas cognitivas características contribuem para a construção de patamares em que se alicerçam atitudes face à saúde, típicas de cada fase.
O segundo ponto de vista inclui os que recorrem aos elementos obtidos através da investigação de campo. Onde as influências de factores como a família e as suas atitudes, os pares, a escola e os mass-media se integram e contribuem para a aprendizagem e socialização de atitudes e comportamentos face à saúde.
As duas perspectivas, complementares entre si, devem ser usadas na definição de estratégias de ensino de atitudes e comportamentos protectores da saúde.
Estratégias essas a ser implementadas nas crianças e jovens, desde as idades pré-escolares, e nas suas famílias, envolvendo o sistema educativo e os mass-media.