Aquisição e Desenvolvimento de Atitudes Face à Saúde na Infância e Adolescência

Authors

  • Viana V.
  • Guimarães M. J.
  • Teixeira M. C.
  • Barbosa M. C.

DOI:

https://doi.org/10.25754/pjp.2003.5103

Keywords:

Atitudes face à saúde, educação para a saúde, desenvolvimento, prevenção

Abstract

Neste trabalho de revisão bibliográfica, os autores procuram descrever alguns aspectos determinantes do desenvolvimento das atitudes face à saúde em crianças e jovens.

Neste dominío sobressaem dois pontos de vista. O primeiro, em que o referente teórico é o da teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget. Neste, os estádios de desenvolvimento e as estruturas cognitivas características contribuem para a construção de patamares em que se alicerçam atitudes face à saúde, típicas de cada fase.

O segundo ponto de vista inclui os que recorrem aos elementos obtidos através da investigação de campo. Onde as influências de factores como a família e as suas atitudes, os pares, a escola e os mass-media se integram e contribuem para a aprendizagem e socialização de atitudes e comportamentos face à saúde.

As duas perspectivas, complementares entre si, devem ser usadas na definição de estratégias de ensino de atitudes e comportamentos protectores da saúde.

Estratégias essas a ser implementadas nas crianças e jovens, desde as idades pré-escolares, e nas suas famílias, envolvendo o sistema educativo e os mass-media.

Downloads

Download data is not yet available.

Issue

Section

Review articles