Hiperplasia Suprarrenal Congénita: Revisão de 20 Casos da Consulta de Endocrinologia Pediátrica

Authors

  • S. Gama de Sousa
  • A. Aguiar
  • M Fontoura

DOI:

https://doi.org/10.25754/pjp.2003.5100

Keywords:

Hiperplasia suprarrenal congénita, virilização, crise adrenal

Abstract

OBJECTIVO - Avaliar a apresentação clínica, crescimento e controlo metabólico de um grupo de doentes com Hiperplasia suprarrenal congénita (HSRC) diagnosticada antes dos 3 anos de idade.
MÉTODOS - Foi efectuado um estudo longitudinal retrospectivo. Obtivemos uma amostra de 20 doentes (12 com a forma perdedora de sal, 8 com a forma virilizante simples) seguidos na consulta durante 9,1 anos (+/- 6,25 anos).

RESULTADOS - Foi encontrada história familiar de HSRC em 40% dos casos. A idade média de diagnóstico no primeiro ano de vida foi de 0,5 semanas para o sexo feminino e 1,5 semanas para o sexo masculino. A primeira crise adrenal ocorreu às 2,5 semanas (+i-1,3 semanas). Foi atribuído à nascença o sexo masculino a duas das meninas que apresentavam virilização. Seis destas 10 crianças do sexo feminino foram submetidas a cirurgia conectiva entre os 6 meses e os 8 anos de idade. Embora a pubarca precoce tenha sido observada em 42% das crianças que já atingiram a idade pubertária, a puberdade precoce esteve presente somente em duas dessas 12 crianças, as que apresentaram uma expressão mais grave da doença. A estatura final (EF) só pôde ser estimada em 5 doentes, sendo sobreponivel à estatura alvo familiar (EAF): SDS EF= -1,8; SDS EAF= - 1,5.

CONCLUSÕES - A primeira crise adrenal ocorreu precocemente nos doentes com forma perdedora de sal. Na presença de história familiar de HSRC é de extrema importância o doseamento da 17-OH-Progesterona no 3° dia de vida. O seguimento dos doentes com HSRC deverá basear-se na velocidade de crescimento, idade óssea e desenvolvimento pubertário: o doseamento seriado de metabolitos da suprarrenal complementará o exame clínico.

Downloads

Download data is not yet available.

Issue

Section

Original articles

Most read articles by the same author(s)