Estudo dos Hábitos de Risco dos Adolescentes
DOI:
https://doi.org/10.25754/pjp.2003.5098Keywords:
Adolescentes, hábitos alimentares, comportamentos de riscoAbstract
A adolescência é um período do desenvolvimento humano caracterizado pelo gosto especial pelo desconhecido e pelo desejo de se exceder a si próprio levando por vezes a estilos de vida perigosos.
Objectivos: Conhecer os hábitos de risco dos adolescentes de duas escolas de Coimbra.
Caracterização do estudo: Transversal e descritivo.
Material e métodos: Aplicação de um questionário aos adolescentes com idades compreendidas entre os 11 e os 19 anos, de duas escolas de Coimbra (Básica e Secundária). As variáveis estudadas foram; idade, sexo, hábitos alimentares e desvios mais frequentes, hábitos alcoólicos, tabágicos, drogas ilícitas e sexualidade.
Resultados: A amostra é constituída por 277 adolescentes. Foram excluídos 13 adolescentes por terem idade superior a 19 anos. 20% dos adolescentes inquiridos fazem 3 refeições. 1% dos inquiridos ingerem carne ou peixe uma vez por semana, 5% ingerem fruta menos que uma vez por semana e 11% ingerem leite raramente. 5,5% dos inquiridos ingerem refeições rápidas diariamente. 1/3 da população inquirida considera-se gorda ou muito gorda; e 5% destes adolescentes fazem dieta constantemente e os mais novos provocam mais frequentemente o vómito. A experiência em álcool, tabaco e drogas ilícitas é proporcional à idade dos adolescentes. A actividade sexual é mais frequente nos adolescentes mais velhos sendo o preservativo o método contraceptivo mais usado. Ocorreu gravidez em 5% do casos.
Conclusões: A maior parte dos adolescentes inquiridos possuem hábitos alimentares adequados. Quanto aos comportamentos de risco, verificamos um aumento destes directamente relacionados com a idade.