Estudo da Influência do Tempo de Laqueação do Cordão Umbilical na Concentração de Hematócrito, Hemoglobina e Bilirrubina

Authors

  • Débora Marchetti Chaves Thomaz
  • Durval Batista Ralhares

DOI:

https://doi.org/10.25754/pjp.2004.4924

Abstract

Objetivo: Verificar a influência do tempo de laqueação do cordão umbilical na concentração de hematócrito, hemoglobina e btlirrubinas indireta em recém-nascidos de termo.

Métodos: 90 recém-nascidos de termo saudáveis foram distribuídos igualmenle em 3 grupos de acordo com o tempo de laqueação do cordão umbilical (Grupo I -20 segundos. Grupo II - 30 segundos e Grupo III - 40 segundos) e acompanhados por 48 horas por avaliação Clinica e laboratorial. Foram colhidas amostras de sangue do cordão umbilical, com 4, 24 e 48 horas para análise de hematócrito, hemoglobina e bilimíbina total e fracções. Um questionário foi respondido pelas mães para avaliar situação pre-nalal e natal, e uma amostra de sangue das mães foi colhida antes do parto para análise de hematócrito, hemoglobina e tipagem sanguínea.

Resultados: Não houve diferença significativa entre os grupos de estudo quanto à concentração de hematócrito, hemoglobina e bilirrubinas nos diferentes horários de coleta. Policitemia, sem sintomatologia, ocorreu em 4 crianças somente na segunda coleta, e icterícia (Zona 2) em 15 crianças. Não houve relação destes dois achados clínicos com o tempo de laqueação do cordão umbilical.

Conclusão: Não houve alteração na concentração de hematócrito, hemoglobina e bilirrubinas nos diferentes grupos estudados.

Palavras-Chave: Laqueação do cordão umbilical, policitemia neonatal, hiperbiiirnibinemia neonatal.

Downloads

Download data is not yet available.

Issue

Section

Original articles