Reflexões sobre o Ensino da Pediatria em Portugal

Authors

  • Maria Teresa Neto

DOI:

https://doi.org/10.25754/pjp.2005.4897

Abstract

Resumo

O ensino da Pediatria deve ser encarado como o ensino da medicina integral de um grupo etário, com especificidades muito bem definidas e áreas únicas na medicina. Devem ser tomadas em consideração as sub especialidades que lhe são inerentes, á semelhança do que acontece na medicina dos adultos, sendo errado partir do pressuposto de que para a pediatria é necessário menos tempo de ensino.Embora saudável a competição e diversidade entre Faculdades de Medicina, seria desejável alguma uniformidade, um corpo comum de aprendizagem, nivelado por cima, pelo que é do máximo interesse a troca de experiências entre docentes e atenção à opinião dos discentes.No que respeita ao ensino pós graduado é urgente uma reforma que actualize os curricula ás exigências dos tempos modernos, permitindo que, no período oficial de formação, haja lugar para a sub especialização se o pediatra assim o entender e for entendida como útil.

Palavras-Chave: ensino, pediatria, sub especialidades

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Issue

Section

Educação Médica