Campylobacter jejuni: Gastrenterites Agudas e Infecções Extra-Intestinais.
DOI:
https://doi.org/10.25754/pjp.2005.4878Abstract
Resumo
O Campylobacter jejuni é a primeira causa de gastrenterite aguda (GEA) bacíenana nas crianças nos países desenvolvidos.Existem formas extra-intestinais de infecção por C. Jejuni que não devem ser subestimadas. Os autores descrevem a casuística de infecções por C jejutíi, realizada no Serviço de Pediatria de um Hospital Gerai de nível 11, na zona centro dc Portugal. O objectivo do estudo foi a caracterização dos casos desta infecção diagnosticados nas crianças que recorreram ao Serviço dc Urgência.
Matérial e Métodos: Revisão da casuística das infecções por C jejuni confirmadas por coprocuitura e/ou serologia, no período de Junho 2001 a Agosto 2003.
Resultados: Foram diagnosticados 44 casos de infecção por C. jejuni (42 gatrenterites agudas, um caso de GEA com sepsis e um caso de síndrome de Guillain-Barré). No gnipo das 43 crianças com GEA, 60% eram do sexo masculino, a mediana da idade foi de dois anos e um mês (entre um mês e onze anos), com um predomínio da infecção no verão. Das 44 crianças infectadas, 55% foram internadas, Efectuaram antibioterapia 48% dos casos.
Conclusões: Embora a GEA seja a apresentação clínica mais frequente da infecção por C. Jejuni e habitualmente de evolução benigna, os autores alertam sobre a existência de outras formas mais graves e potenciatmenle fatais desta infecção.
Palavras-Chave: Campylobacter jejuni? Gastrenterite Aguda, Síndrome de Guillain-Barré.