Diagnóstico Etiológico de Pneumonias Bacterianas Comunitárias e Empiemas em Crianças e Adolescentes: o Papel do Teste de Aglutinação de Partículas de Látex.

Authors

  • Altacílio Aparecido Nunes
  • Paulo Augusto Moreira Camargos

DOI:

https://doi.org/10.25754/pjp.2005.4841

Abstract

Resumo

Objectivo: fazer uma revisão das publicações (literatura) em que o teste de aglutinação de partículas de látex (TAPL) foi utilizado no diagnóstico etiológico de pneumonias bacterianas comunitárias.

Fontes de dados: banco de dados do Medline no período de 1966-2002 e através de citações secundárias e terciárias.

Síntese dos dados: dezassete publicações foram revistas, sendo nove originárias de países desenvolvidos, sete de subdesenvolvidos e um mulücêntrico, envolvendo nações pobres e industrializadas. Em duas pesquisas» a população de estudo foi composta por crianças e adultos, para formação de grupo controle. Os métodos de diagnóstico mais utilizados como teste ou padrão de referência para o teste de aglutinação de partículas de látex foram as técnicas convencionais de microbiologia, a contra-imunoeletroforese (CIE), a coaglutinação (CoA) pela proteína A do S. aureus e o ensaio de imunoabsorçao ligado a enzima (ELISA). Os fluidos biológicos pesquisados foramsoro, urina, líquido pleural, expectoração, secreção de nasofaringe e saliva, em ordem decrescente de freqüência. O teste de agludnação de partículas de látex apresentou sensibilidade variando de 0% a 100% e especificidade de 61% a 100%, com rentabilidade melhor em amostras de líquida pleural.

Condisões: os resultados obtidos foram bastante variados e discrepantes; contudo, o teste de aglutinação de partículas de látex apresentou rentabilidade semelhante aos métodos de imunodiagnóstíco utílizados como referência e mostrou-se bastante superior às técnicas tradicionais de microbiologia (coloração pelo gram e cultura). Quando comparadas as características do teste de agludnação de partículas de látex aos demais testes pesquisados, o mesmo mostrou vantagens em aspectos importantes como; maior facilidade de execução, dispensando recursos humanos e técnicos qualificados e sofisticados, rapidez de leitura, menor custo, sensibilidade e especificidade satisfatórias.

Palavras-Chave: pneumonias comunitárias, diagnóstico etiológico, teste de aglutinação de partículas de látex.

Downloads

Download data is not yet available.

Issue

Section

Original articles