Celulite da região orbitária. Revisão de 71 casos

Authors

  • Rita Cardoso
  • Maria Filipe Barros
  • Duarte Santos

DOI:

https://doi.org/10.25754/pjp.2007.4691

Abstract

Introdução: A celulite da região orbitária é uma patologia que pode associar-se a complicações potencialmente graves.

Objectivo: Caracterização dos casos de celulite orbitária e periorbitária internados num Serviço de Pediatria.

Métodos: Revisão casuística dos casos de celulite orbitária ou periorbitária internados no Serviço de Pediatria nos anos de 1995 a 2005.

Resultados: Identificaram-se 71 casos – 65 celulites periorbitárias (92%) e seis celulites orbitárias (8%). A maioria ocorreu em crianças até os cinco anos de idade (73%) e no período do Outono/Inverno (68%). A infecção respiratória alta foi a patologia associada em 37% dos casos de celulite periorbitária e a sinusopatia em 100% dos casos de celulite orbitária. Solicitou-se tomografia computorizada em 31% dos casos. A associação de sinusopatia à celulite orbitária esteve presente em seis casos, coincidente com o grupo que apresentava sintomas e sinais clínicos que fizessem suspeitar de uma situação de maior gravidade. A maioria das crianças foi tratada com monoterapia antibiótica (83%), sendo a mais frequente o cefuroxime (39%), seguido de amoxicilina-ácido clavulânico (37%). Todos os casos evoluiram sem complicações.

Conclusão: A sinusopatia foi a patologia associada em todos os casos de celulite orbitária. A tomografia computorizada tem importância na investigação diagnóstica e apresenta indicações específicas para a sua solicitação.

Downloads

Download data is not yet available.

Issue

Section

Original articles

Most read articles by the same author(s)