Utilização domiciliária de monitores cardio-respiratórios e oxímetros de pulso em Pediatria. Resultados do inquérito nacional “Monitores cardio-respiratórios em Pediatria”*

Authors

  • Ana Saianda
  • Mª Helena Estevão
  • Teresa Bandeira

DOI:

https://doi.org/10.25754/pjp.2007.4646

Abstract

Introdução: A monitorização cardio-respiratória domiciliária tem dois objectivos distintos: a vigilância do recém-nascido em risco de morte súbita do lactente ou com episódio de apparent life threatening event e o diagnóstico ou controlo do doente respiratório crónico, sobretudo se dependente de tecnologia respiratória. As indicações de utilização em idade pediátrica são ainda controversas, no entanto existe uma tendência crescente para a prescrição de monitores cardio-respiratórios. As implicações legais e financeiras desta prescrição motivaram a criação de um grupo de trabalho com a finalidade de conhecer a realidade portuguesa.

Objectivo: Efectuar o levantamento das situações com potencial necessidade de monitorização domiciliária. Quantificar e caracterizar os monitores cardio-respiratórios e oxímetros de pulso utilizados e os motivos para prescrição.

Métodos: Foram enviados pelo correio 60 exemplares do inquérito para 56 hospitais com Serviço de Pediatria. Aceitou-se resposta telefónica.

Resultados: Obtiveram-se 44 respostas (73%); 29 em suporte escrito e 15 por telefone. A prematuridade constituiu o principal motivo de utilização domiciliária de monitores cardio-respiratórios (93%) e maioritariamente na região da Grande Lisboa. A prescrição de oxímetros de pulso verificou-se dispersa por todo o País para crianças com doença respiratória crónica, muitas dos quais com dependência tecnológica.

Conclusão: A monitorização cardio-respiratória domiciliária deve ser abordada de modo distinto de acordo com os dois grandes grupos de indicações. Os monitores cardio-respiratóriosmais utilizados são descritos como tendo pequena sensibilidade e especificidade para detectar episódios dos diferentes tipos de apneia. A necessidade de racionalizar os recursos técnicos e financeiros, disponíveis no nosso país, exige homogeneização de critérios de prescrição e o planeamento de regras de utilização dos monitores cardio-respiratórios e oxímetros de pulso.

Downloads

Download data is not yet available.

Issue

Section

Original articles

Most read articles by the same author(s)

1 2 3 > >>