Instituições particulares de solidariedade social (IPSS): como andamos de creches num concelho de Portugal?

Authors

  • Marta Parada
  • Teresa Velosa
  • Anabela Ribeiro
  • Dulce Seabra

DOI:

https://doi.org/10.25754/pjp.2008.4570

Abstract

Contexto: Creche é um estabelecimento que acolhe cinco ou mais crianças entre os três meses e os três anos de idade e Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) uma instituição em que existe cooperação entre Estado e entidade privada, sendo o pagamento de acordo com os rendimentos.

Objectivo: Identificar e caracterizar as creches IPSS de um concelho, identificar problemas e contribuir para a melhoria do funcionamento.

Material e Métodos: Estudo transversal entre Outubro 2005 e Janeiro 2006 em que se utilizou um formulário adaptado do Guião Técnico nº4 da Direcção Geral de Acção Social com o intuito de avaliar as condições de instalação e funcionamento das creches. Foi elaborada uma classificação por variável (baseada no preenchimento de itens) e a partir desta obteve-se uma classificação por creche.

Resultados: Dum total de quinze creches, em 50% não existiam portas de emergência a abrir para o exterior, foi ultrapassado o número de crianças admitido no berçário, as salas-parque não tinham área suficiente, foi ultrapassado o número de crianças admitido na sala de actividades, não foi cumprida a área por criança na sala dos 24 meses-36 meses, não foi respeitado o ratio de sanitas no grupo = 24 meses e foram encontrados alimentos ou equipamentos mal confeccionados ou mal higienizados. Em 75% não existia área de isolamento. Em 87% não se cumpria o ratio de número de crianças por educadora. Uma creche obteve a classificação de Muito Boa, cinco com classificação Boa, cinco com classificação Razoável e quatro creches com classificação Má. Discussão. Apesar do pequeno número de creches com classificação “Má” e de a maioria ter classificação entre “Razoável” a “ Boa “, observaram-se alguns factos negativos com implicação no desenvolvimento, saúde e segurança das crianças. Para todas as creches foi enviado um auto de vistoria, reforçando aspectos positivos, enumerando deficiências e propondo alterações.

Downloads

Download data is not yet available.

Issue

Section

Original articles