O uso de capacete em crianças que andam de bicicleta da Área da Grande Lisboa

Authors

  • Sofia Ramiro
  • Filipe Lopes
  • Rita Martins
  • Luísa Parreira
  • Joana Valadares
  • Mário Cordeiro

DOI:

https://doi.org/10.25754/pjp.2009.4478

Abstract

A sinistralidade rodoviária, por acidentes de bicicleta, na faixa etária dos cinco aos catorze anos, é um problema de Saúde Pública emergente em Portugal. Dados da Direcção Geral de Viação e do Observatório Nacional de Saúde apontam para um número inaceitável de vítimas de acidentes de velocípedes nestas idades. Apesar do traumatismo craniano ter sido a principal causa de morte das vítimas deste tipo de acidente, registou-se que apenas um número ínfimo de crianças usava capacete. Esta situação é ainda mais dramática, uma vez que o capacete reduz o risco de traumatismo craniano em 88%.

A finalidade do nosso estudo foi avaliar o uso do capacete e as suas condicionantes, em crianças ciclistas dos cinco aos catorze anos. A metodologia consistiu na aplicação de questionários a uma amostra de conveniência de 100 crianças e respectivos encarregados de educação, complementada por uma componente observacional, em que avaliámos o uso do capacete.

De acordo com os resultados, apenas 37 das 100 crianças usavam capacete, e destas, somente seis o tinham bem colocado e respeitando as condições de segurança. Concluímos, por tanto, que um número insatisfatório de crianças usava capa cete, sendo mínimo o que o fazia de forma adequada. Também apurámos as motivações para o uso, bem como a importância relativa e absoluta do capacete. Constatámos que o papel dos pais é preponderante na educação das crianças, nomeada mente, no incentivo ao uso de capacete.

Perante os resultados obtidos, cremos ser necessário delinear estratégias que fomentem a compra e o uso do capacete. É imperativo que as crianças adquiram, desde cedo, a noção de que são vulneráveis e que têm que condicionar os seus comportamentos consoante os riscos a que estão expostas. Os capacetes de bicicleta constituem apenas uma parte de um todo de medidas necessárias para enraizar uma cultura de segurança em Portugal.

Downloads

Download data is not yet available.

Issue

Section

Original articles