Mensuração do ruído em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal

Authors

  • Fernanda S. Aurélio
  • Tania M. Tochetto

DOI:

https://doi.org/10.25754/pjp.2010.4412

Abstract

Introdução: Os equipamentos necessários para uma assistência de qualidade aos recém-nascidos internados em Unidades de Terapia Intensiva Neonatal geram altos níveis de ruído. 
Objetivos: Mensurar o nível de ruído existente em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal de um hospital universitário, compará-lo com os valores preconizados pelas normas nacionais e internacionais, e avaliar a necessidade da implementação de programas para redução desse ruído. 
Métodos: Foram registrados os níveis de ruído nas salas de cuidados intensivos e intermediários, no isolamento e no corredor desta unidade, 24 horas por dia, durante nove dias. Para mensuração e registro dos dados foi utilizado um dosímetro Quest-400. 
Resultados: O nível médio de ruído registrado na sala de cuida - dos intensivos, na sala de cuidados intermediários, no isolamento e no corredor foi de 64,8 dB, 62,1 dB, 63,8 dB e 61,9 dB, respectivamente. Os níveis máximos de ruído observados, na mesma ordem, foram 114,1 dB, 90,2 dB, 100,8 dB e 104,9 dB. Em todos os locais, os turnos mais e menos ruidosos foram, respectivamente, o da tarde e o da noite.Conclusão: Os níveis de ruído mensurados excedem o nível máximo considerado aceitável pelas normas atuais. Tais níveis apontam a necessidade de implementar medidas de controle do ruído existente na unidade estudada.

Downloads

Download data is not yet available.

Issue

Section

Original articles