Padrões temporais de recurso à Urgência Pediátrica: pistas importantes para um modelo de predição de afluência

Authors

  • Maria Inês Santos
  • Frederico Rosário
  • Cecília Figueiredo

DOI:

https://doi.org/10.25754/pjp.2010.4339

Abstract

Introdução: A utilização inapropriada dos Serviços de Urgência constitui uma fonte de preocupação a nível mundial.
Objectivos.Avaliar a percepção dos médicos da variabilidade de afluência à Urgência; analisar a relação existente entre factores temporais e o recurso à Urgência; elaborar e validar um modelo de predição de afluência.
Métodos: Foi registado o número de inscrições na Urgência Pediátrica em cada dia de 2007, caracterizando-os quanto a: mês, dia da semana, turno, coincidência com feriado/tolerância de ponto. Determinou-se a importância das variáveis através do modelo de regressão de Poisson.
Resultados: Para os médicos inquiridos, o dia com maior afluência seria a segunda-feira e com menor o sábado; o mês com mais visitas seria Janeiro e, com o menor número de visitas, Junho; o turno com mais inscrições seria o da tarde e, com menos inscrições, o da noite. Quanto à análise da influência de factores temporais na afluência, foi encontrada uma relação significativa entre as variáveis estudadas e o número de inscrições (p <0,001). Ao domingo foram registados mais utentes que nos restantes dias (p <0,001). Quando o dia da semana coincidiu com um feriado ou tolerância verificou-se um aumento significativo da afluência. O mês com maior afluência foi Janeiro, sendo que em Setembro se observou o inverso. Verificou-se ainda que no turno da tarde o número de inscrições foi mais elevado. O modelo de predição obtido explicou 90,05% da variabilidade total. A validade interna mostrou que 83,5% dos dias foram correctamente preditos.
Conclusões: A percepção dos médicos do Serviço revelou-se pouco coincidente com a realidade. O recurso à Urgência Pediátrica é influenciado por factores temporais, sendo o turno o factor mais importante. A grande capacidade preditiva do modelo deixa antever a sua utilidade na previsão do número de inscrições na Urgência Pediátrica permitindo maior racionalização na distribuição dos recursos.

Downloads

Download data is not yet available.

Issue

Section

Original articles