Cefaleias numa população pediátrica portuguesa em contexto de urgência

Authors

  • Conceição Alves
  • Teresa Campos
  • Ana Paula Fernandes

DOI:

https://doi.org/10.25754/pjp.2011.4240

Abstract

Introdução: As cefaleias são muito frequentes em Pediatria,podendo ser manifestação duma patologia grave que exija intervenção urgente. A investigação das cefaleias em contexto urgente é um desafio. Foi objectivo descrever o espectro diagnósticoe a abordagem das cefaleias numa urgência pediátrica e associar dados clínicos aos casos mais graves de cefaleias.

Metodologia: Estudo prospectivo histórico baseado na revisão casuística da população pediátrica admitida, durante um ano, no serviço de urgência de um hospital distrital português em que a queixa principal era cefaleias.

Resultados: As cefaleias representaram 0,95% das admissões na urgência. Analisaram-se 179 crianças com idade entre os dois e catorze anos. O espectro diagnóstico foi de 70,4% cefaleias secundárias (46,8% infecções respiratórias), 16,2% primárias (41,4% enxaquecas) e 13,4% inclassificáveis.Houve três casos patológicos graves, todos comalterações no exame neurológico. Em51,7%das cefaleias primárias realizaram-se exames complementares (neuroimagemem26,7%). Oparacetamol foi o fármaco de primeira linha. Em 81,0% dos casos houve alta para o exterior. Em 31,0% das cefaleias primárias existiu nova recorrência ao serviço de urgência.

Discussão: As cefaleias como queixa principal são um motivo incomum de recurso à urgência, sendo na maioria secundárias a infecções, predominantemente do sistema respiratório. O recurso a exames complementares, nomeadamente de neuroimagem, foi excessivo. A investigação da localização e qualidade da cefaleia e dos antecedentes familiares, bem como um exame neurológico completo, podem melhorar a abordagem diagnóstica e terapêutica. As recorrências à urgência nas cefaleias primárias evidenciam a necessidade de melhorar o acompanhamento, bem como as medidas terapêuticas e profiláticas para o ambulatório.

Conclusões: Amaioria das cefaleias em contexto de urgência na população pediátrica é benigna. Um exame neurológico minucioso sem alterações é primordial na exclusão de patologia grave e remete para segundo plano o recurso urgente à neuroimagem.

Downloads

Download data is not yet available.

Issue

Section

Original articles

Most read articles by the same author(s)