Implicações ortopédicas da obesidade na idade pediátrica

Authors

  • Nuno Alegrete Hospital de São João e Faculdade de Medicina da Universidade do Porto
  • João Filipe Figueiredo Faculdade de Medicina da Universidade do Porto

DOI:

https://doi.org/10.25754/pjp.2014.3979

Abstract

Introdução: A obesidade constitui um grave problema de saúde pública. A sua prevalência tem vindo a aumentar rapidamente nos últimos anos e muitas são as consequências do excesso de peso e obesidade, que podem envolver praticamente todos os órgãos ou sistemas. As variadas complicações ortopédicas derivadas da obesidade e do excesso de peso podem afetar todos os grupos etários, no entanto, algumas consequências são exclusivas de crianças – desde pequenas diferenças músculo-esqueléticas de significado desconhecido, até grandes anomalias como epífisiólise femoral proximal (EFP) e doença de Blount. A obesidade traduz-se numa maior sobrecarga do sistema músculo-esquelético, podendo produzir alterações anatómicas e por sua vez conduzir à dor e ao desconforto, traduzindo-se numa menor aptidão para a prática de exercício físico e, como consequência, maior ganho de peso.

O objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão bibliográfica sobre as implicações ortopédicas da obesidade no sistema músculo-esquelético em crescimento.

Materiais e Métodos: Foi realizada uma pesquisa bibliográfica no pubmed referente aos últimos 15 anos utilizando as palavras “ortopedia e obesidade pediátrica” e “pediatric obesity and orthopaedic”.

Resultados: Dos 63 artigos encontrados na pesquisa, foi realizada uma leitura de todos os abstracts tendo sido selecionados os que continham informação mais relevante acerca do tema.

Discussão: Verificou-se que as complicações ortopédicas se podem dividir em complicações minor, de significado desconhecido, e em complicações major, como fraturas, EFP e Doença de Blount.

Conclusão: A obesidade constitui um grave problema de saúde pública e exerce um forte impacto negativo no desenvolvimento do sistema músculo-esquelético da criança.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Nuno Alegrete, Hospital de São João e Faculdade de Medicina da Universidade do Porto

Ortopedia e Traumatologia- Ortopedia infantil; Cirurgia da Coluna

Published

2014-12-18

Issue

Section

Review articles