Prevalência de Excesso de Peso e Obesidade Infantil nos Exames Globais de Saúde dos 5-6 Anos

Authors

  • Tiago Baptista
  • Inês Pereira de Matos
  • Paulo Baptista Coelho

DOI:

https://doi.org/10.25754/pjp.2015.3191

Keywords:

Prevalência, Obesidade, Sobrepeso, Criança, Pré-Escolar

Abstract

Introdução: A obesidade infantil representa atualmente um dos grandes problemas mundiais de saúde pública, sendo já a mais prevalente patologia pediátrica nos países industrializados. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, Portugal está entre os países europeus com maior número de crianças com excesso de peso e obesidade. O presente estudo teve como objetivo determinar a prevalência de excesso de peso e obesidade nas crianças que realizaram o exame global de saúde dos 5-6 anos num centro de saúde em área urbana.

Métodos: Foi realizado um estudo descritivo, observacional e transversal, entre janeiro de 2011 e janeiro de 2013, através da revisão das fichas de ligação à saúde escolar e análise das variáveis: idade, sexo, peso, estatura, índice de massa corporal e percentil de índice de massa corporal.
Resultados: Foram incluídas 344 crianças neste estudo. Utilizando as tabelas de percentis do Center for Disease Control and Prevention, constatou-se uma prevalência total de excesso de peso de 17% e de obesidade infantil de 21%. Analisando os resultados segundo as tabelas de percentis da Organização Mundial de Saúde, constatou-se uma prevalência total de excesso de peso de 21% e de 15% de obesidade infantil.

Discussão: Estes resultados são sobreponíveis aos obtidos noutros estudos nacionais e internacionais e revelam que o excesso de peso e a obesidade entre crianças na faixa etária dos 5-6 anos representam um importante problema de saúde pública, pelo que é essencial intervir intensificando medidas de prevenção primária e secundária.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2015-04-22

Issue

Section

Original articles