Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa

Authors

  • António Gomes

DOI:

https://doi.org/10.25754/pjp.2013.3075

Abstract

A partir do próximo número, a Acta Pediátrica Portuguesa (APP) passará a ser publicada em concordância com as alterações ortográficas previstas no Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, de 1990.

O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa entrou em vigor, em Portugal, em 13 de Maio de 2009, tendo sido estabelecido um período de transição de seis anos. Como é do conhecimento geral a aceitação do acordo não é unânime, o mesmo acontecendo no Conselho Editorial da APP.

No entanto, a actual situação caracterizada pelo uso simultâneo das diversas formas de ortografia, obriga a uma inadiável decisão sobre tão controversa questão.

Tem-se verificado muito difícil a gestão do processo editorial com a existência simultânea das mais variadas opções de escrita por parte dos autores, opções essas que vão da versão pré-acordo ortográfico à versão pós-acordo, passando pelas mais diversas combinações das duas formas de escrita. A utilização de processadores de texto com correctores ortográficos e programas de conversão ortográfica tornou, por vezes, os manuscritos portadores de um número quase infinito de opções de escrita.

Por isso, solicitamos aos autores que em futuras submissões os manuscritos respeitem o Acordo Ortográfico de 1990.

Pedimos, também, a compreensão dos leitores pelo desconforto que esta medida possa provocar.

Downloads

Download data is not yet available.

Issue

Section

Nota Editorial