Curvas de crescimento para pré-termos: qual a importância da sua escolha?

Authors

  • Luís Pereira da Silva

DOI:

https://doi.org/10.25754/pjp.2013.3074

Abstract

Na fase da vida em que a velocidade de crescimento é maior, o crescimento é um indicador da saúde global particularmente importante. É simples de ser avaliado (peso, comprimento e perímetro cefálico), mas o resultado das medições deve ser interpretado utilizando valores de referência adequados. Ao consultar a literatura e ao frequentar as reuniões de Neonatologia, transparece a falta de uniformidade na utilização de curvas de crescimento para crianças nascidas pré-termo.

Para avaliar a somatometria ao nascer, as curvas de Fenton & Kim (BMC Pediatr 2013;13:59), publicadas muito recentemente, são um excelente instrumento, tornando todas as anteriores desactualizadas.

Para monitorizar o crescimento pós-natal, antes de mais é necessário definir qual a opção do clínico: “valores padrão” ou “valores de referência”. Os primeiros, pretendem representar o crescimento ideal, enquanto os segundos descrevem como as crianças efectivamente crescem. Muitos clínicos preferem valores padrão, comparando o crescimento pós-natal com o de fetos saudáveis com idêntica idade de gestação, supostamente saudáveis. Para o efeito, as curvas de Fenton & Kim também poderiam constituir um bom instrumento até à idade de termo corrigida, dado que estas se baseiam namaior meta-análise alguma vez publicada sobre somatometria ao nascer de recém-nascidos de termo e pré-termo. A grande limitação no uso destes valores na monitorização pós-natal do crescimento reside no facto de não contemplarem a perda de peso que ocorre fisiologicamente nos primeiros dias de vida extra-uterina por contracção do espaço extravascular. A solução seria dispor valores de referência mais próximos do padrão, construídas a partir de coortes seleccionadas de recém-nascidos pré-termo, com o mínimo de factores de risco afectando quer o crescimento pré-natal quer o pós-natal. Foi precisamente o que ficou incumbido de desenvolver o consórcio internacional multicêntrico Intergrowth-21st sob o patrocínio da OMS (www.intergrowth21.org.uk). É difícil prever quando terminará este estudo e ficarão disponíveis tais curvas.

Entretanto, é necessário continuar a escolher os valores mais adequados para apoiar a prática clínica. Neste contexto, a Secção de Neonatologia da SPP elegeu como prioridade a definição de critérios para a escolha de curvas de crescimento de crianças nascidas pré-termo (do nascimento até após alta hospitalar) e na II Reunião de Consensos, decorrida em Maio no corrente ano, foi aprovada uma recomendação, publicada no presente número.

Downloads

Download data is not yet available.

Issue

Section

Editorials

Most read articles by the same author(s)