Conhecimentos dos professores do ensino regular sobre a Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção
DOI:
https://doi.org/10.25754/pjp.2013.2929Abstract
Introdução: A Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA) é uma perturbação neurocomportamental que se caracteriza pela hiperatividade, impulsividade e défice de atenção, e que afeta principalmente crianças em idade escolar (1). O objetivo deste estudo é aferir se os professores do ensino regular estão dotados de estratégias de intervenção adequadas para lidarem com os comportamentos disruptivos dos alunos com PHDA.
Métodos e Resultados: O estudo decorreu em duas escolas secundárias da ilha da Madeira (Portugal) - uma numa zona mais rural da ilha e outra localizada no centro da cidade do Funchal. A obtenção de dados foi feita pela aplicação de um questionário, a um total de 193 professores. Verificou-se que os professores inquiridos aplicam medidas de intervenção adequadas para lidarem com os comportamentos dos alunos com PHDA em 78% das vezes, principalmente os que têm mais tempo de serviço. 89,1% dos inquiridos considerou ser fundamental a formação de professores sobre PHDA.
Conclusões: Concluiu-se que, na generalidade, os professores sabem como agir perante os comportamentos disruptivos dos alunos com PHDA, sendo a experiência de ensino um fator importante no momento de escolher as melhores estratégias de intervenção.
A obtenção de formação foi considerada necessária como veículo para a melhoria da prática educativa junto de alunos com PHDA.
Palavras-Chave: PHDA, comportamentos disruptivos, estratégias de intervenção, professores.