Conhecimentos dos professores do ensino regular sobre a Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção

Authors

  • Carla Sofia Rodrigues Escola Superior de Educação João de Deus

DOI:

https://doi.org/10.25754/pjp.2013.2929

Abstract

Introdução: A Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA) é uma perturbação neurocomportamental que se caracteriza pela hiperatividade, impulsividade e défice de atenção, e que afeta principalmente crianças em idade escolar (1). O objetivo deste estudo é aferir se os professores do ensino regular estão dotados de estratégias de intervenção adequadas para lidarem com os comportamentos disruptivos dos alunos com PHDA.

Métodos e Resultados: O estudo decorreu em duas escolas secundárias da ilha da Madeira (Portugal) - uma numa zona mais rural da ilha e outra localizada no centro da cidade do Funchal. A obtenção de dados foi feita pela aplicação de um questionário, a um total de 193 professores. Verificou-se que os professores inquiridos aplicam medidas de intervenção adequadas para lidarem com os comportamentos dos alunos com PHDA em 78% das vezes, principalmente os que têm mais tempo de serviço. 89,1% dos inquiridos considerou ser fundamental a formação de professores sobre PHDA.

Conclusões: Concluiu-se que, na generalidade, os professores sabem como agir perante os comportamentos disruptivos dos alunos com PHDA, sendo a experiência de ensino um fator importante no momento de escolher as melhores estratégias de intervenção.

A obtenção de formação foi considerada necessária como veículo para a melhoria da prática educativa junto de alunos com PHDA.

Palavras-Chave: PHDA, comportamentos disruptivos, estratégias de intervenção, professores.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Carla Sofia Rodrigues, Escola Superior de Educação João de Deus

Professora de Português/Latim, licenciada pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (licenciatura em L.L.Modernas vr. Estudos Portugueses-2001);

Lecionação de aulas de Português nos ensinos básico e secundário.

Obtenção da Pós-Graduação pelo Instituto Superior de Ciências da Informação e Administração (ISCIA-2010);

Obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação-na especialidade de Educação Especial-domínio cognitivo-motor, pela Escola Superior de Educação João de Deus, sob a orientação e supervisão científico-pedagógica da Professora Doutora Cristina Saraiva;

Na atualidade, sou professora de Educação Especial, trabalhando com sete alunos autistas integrados numa Unidade de Ensino Estruturado, inserida numa Escola Básica e Secundária.

Published

2013-11-28

Issue

Section

Original articles